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 [RGSS/2]Auto Font Install v1.0

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AutorMensagem
Shepher
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Idade : 22

MensagemAssunto: [RGSS/2]Auto Font Install v1.0   Seg Jun 07, 2010 9:19 pm

Auto Font Install v1.0
por Wachunga


Introdução

Instala Automáticamente uma ou mais fontes que o jogador não tenha em seu computador.
Útil se você quiser usar alguma fonte que não venha instalada automaticamente no seu computador.
As fontes são instaladas assim que o jogo inicia pela primeira vez

Características

•Instala automaticamente as fontes selecionadas.

Screenshots

Não possui efeitos visuais perceptíveis por ScreenShots....

Como usar

Para instalá-lo, apenas cole o script acima do main.

Adicionando as fontes

Primeiramente você precisa criar uma pasta chamada Fonts dentro da pasta do seu jogo (no mesmo lugar onde fica o arquivo RGSS.dll).

Agora para configurar as fontes a serem instaladas procure por essas duas linhas.
Código:

Filenames = ['Nome da Fonte.ttf']
e
Código:

Names = ['Nome da Fonte']
e subistitua o Nome da Fonte pelo nome do arquivo que esta na pasta Fonts. Para instalar mais de uma é só separar os arquivos com virgula, exemplo:

Código:

Filenames = ['Bonzai.ttf', 'Comic Sans MS.ttf']

Fique atento: o "Filenames" deve ser seguido da extensão ".ttf", o "Names" não

Demo

Não necessita de Demo

Script

Código:
#==============================================================================
# ** Auto Font Install
#------------------------------------------------------------------------------
# Wachunga
# Version 1.0
# 2006-01-07
#------------------------------------------------------------------------------
=begin

Automatically installs one or more fonts so the player doesn't have to. It
only does this the first time the game is run and the process is quite
transparent (notification to the player is optional).

Thanks to MagicMagor for the pointer to one of the Win32 functions.

FEATURES
- handles installation of fonts so players don't have to
- supports multiple fonts
- process is quite transparent

SETUP
Create a Fonts folder in the game directory and place all fonts to be
installed within. Then update the Filenames and Names constants below,
adding an element to both arrays for each font.

This just installs the fonts. You'll still have to refer to them as necessary,
e.g. setting a new default as follows (in main):
Font.default_name = [Fonts::Names[0], 'MS PGothic']

Note: if player does not have the rights to install fonts on their machine,
this probably won't work -- but then they wouldn't be able to do it manually
either. :)

#------------------------------------------------------------------------------
=end

module Fonts

# filenames of fonts to be in stalled
Filenames = ['Nome da Fonte.ttf']
# e.g. Filenames = ['carbono_pw.ttf','FUTRFW.TTF']

# names (not filenames) of fonts to be installed
Names = ['Nome da Fonte']
# e.g. Names = ['carbono', 'Futurist Fixed-width']

# whether to notify player (via pop-up message) that fonts were installed
Notify = false

# location of fonts (relative to game folder)
Source = 'Fonts/'

# location of fonts after installation
Dest = ENV['SystemRoot'] + 'Fonts'

end

class Scene_Title

AFR = Win32API.new('gdi32', 'AddFontResource', ['P'], 'L')
WPS = Win32API.new('kernel32', 'WriteProfileString', ['P'] * 3, 'L')
SM = Win32API.new('user32', 'SendMessage', ['L'] * 4, 'L')
WM_FONTCHANGE = 0x001D
HWND_BROADCAST = 0xffff

alias wachunga_autofontinstall_st_main main
def main
success = []

for i in 0...Fonts::Filenames.size
f = Fonts::Filenames[i]
# check if already installed...
if not FileTest.exists?(Fonts::Dest + f)

# check to ensure font is in specified location...
if FileTest.exists?(Fonts::Source + f)
# move file to fonts folder
File.rename(Fonts::Source + f, Fonts::Dest + f)
# add font resource
AFR.call(Fonts::Dest + f)
# add entry to win.ini/registry
WPS.call('Fonts', Fonts::Names[i] + ' (TrueType)', f)
SM.call(HWND_BROADCAST,WM_FONTCHANGE,0,0)
if FileTest.exists?(Fonts::Dest + f)
success.push(Fonts::Names[i])
else
p 'Instalação de fonte automatica: Erro ao instalar' + Fonts::Names[i] + '.'
end
else
p 'Instalação de fonte automatica: Fonte ' + f + ' não econtrada.'
end

end
end

if success != [] # one or more fonts successfully installed
if Fonts::Notify
fonts = ''
success.each do |f|
fonts << f << ', '
end
p 'Instalação de fonte automatica: instalação completa ' + fonts[0..-3]
end
# new fonts aren't recognized in RMXP until the program is
# restarted, so this is (unfortunately) necessary
a = Thread.new { system('Game') }
exit
end
wachunga_autofontinstall_st_main
end

end

Perguntas Frequentes

Citação :
Pergunta:Como eu mudo a fonte do meu jogo?
Resposta:Abra o Editor de scipts e vá no "Main" (o ultimo script)
Procure por: $defaultfonttype = $fontface = $fontname = Font.default_name = "Arial" (dependendo da versão do maker, esta linha poderá estar ausente, neste caso adicione ela após o begin). Troque o nome entre aspas (a fonte padrão é "Arial") pelo nome da fonte desejada.

Créditos e Agradecimentos
Feito por Wachunga
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