InícioPortalFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Substituindo nome de classes clichês por outros melhores

Ir em baixo 
AutorMensagem
luska
Usuário
Usuário

Número de Mensagens : 9

MensagemAssunto: Substituindo nome de classes clichês por outros melhores   Ter Jun 01, 2010 5:09 pm

Substituindo os Clichês por Coisas Mais Criativas
1- O tutorial:

Bem, estou aqui fazendo esse tutorial para ajudar vocês, makers, evitar clichês. Nesse tutorial, vou ensinar à como substituir nomes clichês dentro do database. O tutorial é totalmente de minha autoria, créditos a mim. Caso já haja outro tutorial que se trate do mesmo tema que esse, mil perdões. Nesse tutorial, falarei sobre clichês medievais.
2- Ao assunto:
Bem, já que ninguém gosta de botar clichês no jogo e ser criticado, começarei com minha as classes. Não sei quanto à vocês, mas quando vejo um jogo novo, e as classes envolvem guerreiro, clérigo, ladrão..., eu nem jogo mais. As vezes, as classes são tão clichês, que estragam o jogo! Vou começar falando sobre as classes, e como substituilas:

Guerreiro: O nome já foi muito usado, e não cai mais bem. Pode ser substituído por soldado, espadachim, combatente... É classe com mais possibilidades de substituição. (Em inglês, use soldier, swordsman).

Mago: Outro. O nome para ser usado com uma classe que usa magia ta ruim... Porém, se você realmente botar a verdadeira essência do mago nessa classe, ou seja, ele aprende mágica, e não nasceu com a mágica, ele deixa de ser clichê. Pode ser substituído por espiritualista, feiticeiro, bruxo, arquimago, e, dependendo de suas habilidades, invocador, necromante, etc... (Em inglês, spiritualist, sorceror, magician, wizard, warlock... Os nomes em inglês para substituírem, são em maior quantidade do que os em português).

Arqueiro: Bem, pra falar a verdade, esse nome não soa TÃO clichê, apesar de ser muito usado, é bonitinho :). Pode ser substituído por caçador, atirador-de-elite, sentinela, explorador, rastreador... (Em inglês, Hunter, sniper, ranger, scouter,...)

Ladrão: Outro que não é clichê, mas que é feio bagarai é né? Substitua por gatuno, assassino, mercenário, algoz, retalhador, arruaceiro,...(Em... aff, cansei de escreve isso... Mercenary, thief, assassin, butcher, raider...)

Clérigo: Igual o arqueiro... Mas o nome é meio feinho, e pode ser substituído. Substitua por noviço, monge, sacerdote/sacerdotisa, santo... (Acolite, monk, priest, Saint)

3- Classes pouco usadas:
Bem, alguns jogos tem classes que não são muito utilizadas. Aqui em baixo vou citar algumas e dar informações detalhadas de cada.

Druida: Esse é uma espécie de mago. Ele controla as forças da natureza e suas criaturas. Também tem uma força grande, usando armas como clavas e machados. Também tem suas sub-classes, como por exemplo metamorfo (shapeshifter), que se baseia em se transformar em criaturas meio-humanas, meio-animais, e invocador (summoner), que se baseia em invocar animais para ajudar no combate. O druida também controla os elementos da natureza, e pode invocar espíritos dela. Também podem se curar.

Mercador: Para falar a verdade, todo (ou quase todo) jogo tem um mercador, porem com diferentes variações de nomes. O mercador, como o nome já diz, é o mestre dos negócios. Ele pode vender itens por mais caro e comprar itens com desconto. Suas armas também variam; Em alguns jogos, usam armas de fogo, e em outros usam machados. Normalmente, essa classe também tem a habilidade de poder carregar mais itens, dropar mais rápido e criar itens.

Ninja: Apesar de ser pouco usado, essa classe é BEM conhecida. São os antigos guerreiros japoneses, conhecidos pelas shurikens, ou, traduzindo para o bom português, “Lâmina Oculta Atrás da Mão” (Naruto também é cultura! /o\), e por se esconderem nas sombras. Normalmente usam adagas, as vezes uma em cada mão, ou em alguns jogos, garras. Podem atacar o inimigo com veneno, e usando artes ninjas! Datte bayo!

4- Crie e misture suas próprias classes!:
Não tem jeito... Se quiser um jogo totalmente original, faça como J.J.R. Token, faça e misture suas próprias classes. De uma historia, sentido, habilidades, crie, invente, solte a franga, faça suas próprias classes! Claro, não estou dizendo que vai ficar ruim se você usar classes clichês, só estou dizendo que não vai ficar original ;) .

Obs: Um grande exemplo de não-clichê nas classes, é um jogo chamado RF Online. Saca só como os caras foram criativos para as classes! http://games.levelupgames.uol.com.br//rfonline/guiadojogo.show.php?cdArticle=17
Ah, só pra lembrar: Me dêem créditos e, que tal comentar? ;)
Ver perfil do usuário
Atheron
Admin
Admin

Número de Mensagens : 103

MensagemAssunto: Re: Substituindo nome de classes clichês por outros melhores   Ter Jun 01, 2010 6:23 pm

Vou mover esse tutorial, pois ele não se aplica somente ao maker XP.
Realmente, as classes devem ser bem customizadas no projeto. Não só no nome, mas na classe em si. Você saber dividir as classes do grupo para um tanker, um batedor, um de longa distância, um de magia e um de cura realmente ajuda. O importante é saber trabalhar com a combinação das classes e suas habilidades.
Só uma coisa, o Necromante é algo totalmente diferente de mago. Na verdade, ele é uma espécie de mago. Pode ser considerado, assim como o druida, como uma classe secundária.
No mais, adorei o tutorial! Ortografia boa, e bem estruturado!
Parabéns!

Lembre-se de seguir as regras!
Ver perfil do usuário http://genmaker.forumeiro.net
luska
Usuário
Usuário

Número de Mensagens : 9

MensagemAssunto: Re: Substituindo nome de classes clichês por outros melhores   Ter Jun 01, 2010 6:27 pm

Bem, eu postei aqui à pedido do Sheper, que é meu amigo. Eu não vi uma area de tutoriais gerais, então ele me mandou postar em qualquer lugar para depois ele pedir a você para fazer uma area :X
Então eu postei aqui ;P
Ver perfil do usuário
Atheron
Admin
Admin

Número de Mensagens : 103

MensagemAssunto: Re: Substituindo nome de classes clichês por outros melhores   Ter Jun 01, 2010 6:44 pm

Movido para a Área Geral.

Lembre-se de seguir as regras!
Ver perfil do usuário http://genmaker.forumeiro.net
Shepher
Admin
Admin

Número de Mensagens : 87

MensagemAssunto: Re: Substituindo nome de classes clichês por outros melhores   Qua Jun 09, 2010 3:17 pm

Bom, achei o tutorial bem legal. Realmente, vários projetos utilizam classes clichês e não sabem direito o que elas são realmente.

Spoiler:

Ótimo tutorial, parabéns. Continue trazendo seus tutoriais e scripts para cá.

Abraços,
Shepher!
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Substituindo nome de classes clichês por outros melhores   

Substituindo nome de classes clichês por outros melhores
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» (NOTA) Unversity Of Champions Fc (Entregue - Vaggnão)
» Tabueiro Redondo 010 - Autores de jogos
» Sugestões de nomes para o novo espaço
» Treta sem fim: Kojima foi tirado até da capa final de Metal Gear Solid 5
» Minecraft em outros jogos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Generation Maker  :: Desenvolvimento :: Outro-
Ir para: