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 Criando botão "dash"(correr)

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Uzumaki maker
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MensagemAssunto: Criando botão "dash"(correr)   Sex Jul 09, 2010 11:45 am

Créditos: Apokalipsy por criar e TAXD por redivulgar




Criando a tecla "Correr"

Tutorial escrito por Apokalipsy em 23/08/2007

Bem, neste tutorial você aprenderá a configurar uma certa tecla que faz seu personagem correr, usando simples funções de eventos. O que você vai aprender e vai precisar para usar esse sistema é:

- Fork Conditions e Else Case
- Mover evento
- Switchs e Eventos Comuns

Esse sistema pode ser feito de duas maneiras, tanto em um evento em um lugar qualquer do mapa, ou por um evento comum, porém, de um jeito ou outro ambos deverão ser Processo Paralelo.

Usando o método de evento em um lugar qualquer no mapa

Crie um evento com a condição de início 'Processo Paralelo', em um lugar qualquer do mapa, sem imagem e com prioridade 'Abaixo do Herói'. Em seguida clique duas vezes na primeira linha em branca da tela com os comandos de eventos, e logo na primeira página, tem o comando 'Condições', clique nele então. Ao aparecer a janela com as condições à escolha, vá na 4ª página, e marque a opção 'Tecla [ ] Pressionada'. E escolha qualquer uma que você quiser, lembrando que no RPG Maker, cada tecla simboliza uma letra. Nas configurações padrões do RPG Maker, as teclas estão configuradas dessa maneira:

Citação :
Teclas Z e Shift = A
Teclas X, Esc e Num 0 = B
Teclas C, Barra de Espaço e Enter (Return) = C
Tecla A = X
Tecla S = Y
Tecla D = Z
Tecla Q = L
Tecla W = R

Bem, suponhamos que você tenha escolhido a Tecla X para fazer o personagem correr. Então, no Fork Conditions volte na 4ª página e marque a opção Tecla Pressionada, e então escolha a tecla B. E marque a caixa 'Adicionar excessão se não cumpridas as condições', que é o Else Case. E então a tela desse evento ficará assim:

Citação :
<> Condição : Pressionar tecla B
<>
: Excessão
<>
: FIM
<>


Logo abaixo da linha "<> Condição : Pressionar tecla B" clique duas vezes na linha vazia, e então vá na segunda páginas de comandos de eventos, e clique em "Movimentar Personagem". E abrirá uma janela com os comandos de eventos para o evento que você escolher.
No canto superior esquerdo, certamente deverá estar selecionado o evento "Personagem", caso contrário, clique neste box, selecionando o evento "Personagem". Após isso, na parte direita da janela está os comandos de movimento. No penúltimo ítem da segunda coluna, clique em "Mudar Velocidade", o sugerido é a velocidade 5, ou a 6, se preferir. Depois, logo abaixo do mesmo comando de movimento, clique em "Mudar Freqüência", e escolha a freqüência 6. A janela com os comandos de movimento deverá ficar assim:

Citação :
<>Mudar Velocidade : 5
<>Mudar Freqüência : 6
<>


Quando confirmado, marque a opção "Ignorar se Impossível", no canto inferior esquerdo da janela com os comandos de movimento. Depois, clique em OK. Agora, a tela desse evento deverá ficar assim:

Citação :
<> Condição : Pressionar tecla B
<> Mover Evento : Personagem (Ignorar se Bloqueado)
: : <> Mudar Velocidade: 5
: : <> Mudar Freqüência: 6
<>
: Excessão
<>
: FIM
<>


Bem, agora logo embaixo da linha ": Excessão", clique duas vezes na linha em branco, e repita o mesmo processo anterior. Agora, mude a velocidade do personagem para 5, e mude a freqüência para 6. Marque a caixa "Ignorar se Impossível" e clique em OK. Então, a tela desse evento deverá ficar assim:

Citação :
<> Condição : Pressionar tecla B
<> Mover Evento : Personagem (Ignorar se Bloqueado)
: : <> Mudar Velocidade: 5
: : <> Mudar Freqüência: 6
<>
: Excessão
<> Mover Evento : Personagem (Ignorar se Bloqueado)
: : <> Mudar Velocidade: 3
: : <> Mudar Freqüência: 6
<>
: FIM
<>


Pronto. Seu botão de fazer o personagem correr está pronto. Este foi feito usando o método por evento no mapa. Você também pode fazê-lo com Eventos Comuns. Para isso, comece abrindo o Database. E então vá na aba "Eventos Comuns". Na lista de eventos comuns, situada na parte esquerda do database, escolha algum evento que esteja com nome em branco. E então nomeie-o como você quiser. Do lado da caixa onde se define o nome do evento, terá outra caixa, e sobre ela escrito "Condição de Início". Clique nesta caixa, e selecione a opção "Processo Paralelo". Quando selecionado, uma outra caixa ficará selecionável, logo à direita da caixa Condição de Início. Sobre esta outra caixa, está escrito "Switch Condicional de Início". Agora, clique na seta que está nesta caixa, e selecione um switch da lista de Switchs, nomeando-o do jeito que você quiser. Após feito, faça do mesmo jeito do outro método. Lembre-se, a tela deverá ficar assim:

Citação :
<> Condição : Pressionar tecla B
<> Mover Evento : Personagem (Ignorar se Bloqueado)
: : <> Mudar Velocidade: 5
: : <> Mudar Freqüência: 6
<>
: Excessão
<> Mover Evento : Personagem (Ignorar se Bloqueado)
: : <> Mudar Velocidade: 3
: : <> Mudar Freqüência: 6
<>
: FIM
<>


Para ativar este evento comum, num momento em que você quiser, sugiro no evento inicial do seu jogo. Ative o Switch que você escolheu para ser o Switch Condicional de Início, que então ligará o evento comum que você fez.

Bem, o botão pro seu personagem correr está pronto. Depois de tudo isso feito, teste o seu jogo e boa sorte ^_^
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